COLÉGIO MONTE CASTELO INSERE O XADREZ NA GRADE CURRICULAR
do Clube de Xadrez Marabá por
 
NO CANTO ESQUERDO A SABRINA, ALUNA QUE ESBANJA BELEZA E SIMPATIA
O Clube de Xadrez Marabá apresenta a sociedade marabaense uma importante entrevista com o Diretor Geral do COLÉGIO MONTE CASTELO o Senhor Élcio Petri. Com os devidos parabéns pela DECISÃO DE IMPLANTAR O XADREZ NA GRADE CURRICULAR e pelos EXCELENTES RESULTADOS DA ESCOLA NO ENEM 2010, recentemente divulgados, que demonstra que o “Monte Castelo” oferece educação de qualidade superior, colocando-a como uma das melhores Escolas de Marabá entre as privadas e as públicas. As palavras do Professor Élcio deixam fluir o gosto pela Educação, vejam na entrevista abaixo:


CXM: O Colégio Monte Castelo tem ao longo de sua história uma trajetória de sucesso. Sabemos do excelente desempenho do Monte Castelo no ENEM e do elevado índice de aprovação no Vestibular. Existe uma receita de sucesso? Cite alguns dos fatores que resultaram no quesito excelência desta Escola.

ÉLCIO: Verdadeiramente não há nenhuma receita. O que existe é um grande empenho e vontade de fazer melhor. Trabalhamos do micro para o macro, observamos os pequenos detalhes visando atingir nossos objetivos maiores. Temos uma preocupação toda especial com nossos professores, pois são eles que lidam diariamente com nosso público estudantil, e esses refletem nossa identidade.



CXM: Como é trabalhar com Educação e quais os principais desafios enfrentados para conseguir o crescimento educacional e intelectual de milhares de alunos e aprovação de vários calouros às universidades?

ÉLCIO: A educação proporciona uma experiência ímpar, você pode perceber a alegria de uma criança que soletra as primeiras palavras e sentir a emoção que o jovem expressa ao ser aprovado no vestibular. Sem dúvida, lidar com inúmeras pessoas é um grande desafio, pois cada uma traz consigo suas convicções, e às vezes temos que fazer “mágicas” para se fazer entender, a fim de proporcioná-los um resultado eficaz.



CXM: O Ensino público, notadamente em Marabá, parece que vive uma crise, e os números do IDEB e do ENEM revelam uma situação preocupante. Em sua opinião o que deve ser feito para melhorar o Ensino Público?

ÉLCIO: De fato não podemos nos orgulhar da realidade que vive o ensino público de nossa cidade, que é um retrato do país. Com certeza há a necessidade de uma reforma séria na estrutura funcional da educação pública no Brasil. Dos 5 milhões de pessoas que trabalham na educação no Brasil, cerca de 3 milhões de funcionários estão longe da sala de aula, ou seja, um número 50% maior que o número de professores. Fica claro que o setor educacional é um verdadeiro cabide de emprego, onde os poucos que trabalham, carregam a culpa da situação.



CXM: A cidade de Marabá vem, ultimamente, figurando com elevados índices de violência. Em sua opinião, quais os fatores que desencadearam esta situação preocupante?

ÉLCIO: A cidade de Marabá ao longo de sua caminhada tem apresentado um histórico de violências. Na década de 80 foi o garimpo de Serra Pelada que atraiu aventureiros de todo o Brasil, esses, em sua maioria, sem profissão e nenhuma escolaridade. Depois veio as disputas de terra, fazendeiros x posseiros. Hoje considero a realidade ainda mais grave, pois temos os próprios governantes divulgando na TV que a região receberia investimentos milionários. Depois reportagens a nível nacional afirmando que esta é a Terra do Futuro. Tudo isso atrai pessoas desavisadas e sem qualificação, ou seja, muita miséria. E onde há miséria há violência.



CXM: Com muita satisfação o Clube de Xadrez Marabá divulgou na Cerimônia de Premiação realizada no dia 11 de novembro, a inserção do xadrez no Colégio Monte Castelo, gerando muitos aplausos por esta iniciativa. Na ocasião recebemos o “feedback” de uma mãe que vai renovar a matrícula do seu filho por conta desta notícia. Quais os resultados que a Escola pretende colher com esta importante medida? Fale-nos um pouco deste projeto.

ÉLCIO: Realmente é verdade, em 2012 implantaremos o XADREZ NA ESCOLA. Há tempos desejávamos trabalhar este esporte. Recentemente realizamos breve estudo e confirmamos o real beneficio aos estudantes e à escola. Observamos que as escolas que se destacaram no último ENEM tinham o xadrez na sua estrutura curricular. De fato, muitas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo sobre seus praticantes, ele ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação.




O Clube de Xadrez Marabá agradece ao Sr. Élcio Petri, Diretor Geral do Colégio Monte Castelo, uma ESCOLA DE SUCESSO e deseja um sucesso, ainda maior com esta importante medida. Ficamos a disposição em apoio ao Projeto de Xadrez. Colocamo-nos a disposição de V. S.ª para quaisquer esclarecimentos.


VEJA MAIORES INFORMAÇÕES:

COLÉGIO MONTE CASTELO
http://www.colegiomontecastelo.com.br/
Av. Dois Mil, Qd. 91, Lt. 01-16
Bairro: Belo Horizonte
(94) 3324-3633
Marabá – PA


 





Livro - Segredos dos Finais de Peão
Livro - Segredos dos Finais de Peão
Frank Lamprecht, Karsten Müller
O trabalho moderno, definitivo, sobre finais de peão, pelos mesmos autores do premiado Fundamental Chess Endings.

Este livro fornece um curso completo de finais apenas com reis e peões, dos simples aos altamente complexos. Armado com esse conhecimento, o leitor também conseguirá lidar com outros tipos de finais de jogos com maior confiança e certeza.

Muitas posições bonitas e interessantes estão incluídas, e há posições-teste para o leitor resolver. Os autores seguem as convenções rigorosamente lógicas introduzidas por John Nunn em sua famosa série de manuais de finais de jogo. Isso necessitou de uma enorme quantidade de novas análises de posições teóricas para avaliar com precisão os méritos de todo e qualquer novo movimento.

- Um guia abrangente e especializado em final de jogo.
- Inclui posições intrigantes para testar o entendimento do leitor.
- Faz uso de softwares especificamente direcionados para finais de peão.
- Logicamente organizado, de fácil utilização.


Disponível em: Americanas                Shoptime                Submarino