Alex Coricos da UNICOBA vence os Jogos SESI 2007
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
Uma grande opção para o lazer da comunidade trabalhadora é o Clube do Trabalhador. Considerado o maior complexo esportivo da região norte, com modernas instalações, o Clube foi o palco dos Jogos SESI 2007 – Modalidade de Xadrez.
O enxadrista Alex Tavares Coricos (foto) da UNICOBA da Amazônia, surpreende a todos e faz 5 pontos em 5 possíveis e é o novo Campeão Individual dos Jogos SESI 2007. Na segunda colocação ficou o enxadrista Sharles Mafra de Souza da Nokia e em terceiro lugar ficou o Mário Sérgio Silva de Oliveira da BIC Amazônia.
Alex Coricos, estreante nos Jogos SESI, assim como Renan Reis, foi aluno do professor Antônio Ednelson Mendonça, que desenvolve trabalhos correlatos a Xadrez na zona leste da cidade e tem revelado vários talentos ao Amazonas.
Na categoria por Equipes, a Empresa Nokia, formada pelos enxadristas Sharles Mafra de Souza e Wellyngton Thiago Novaes Silva, teve um melhor desempenho e foi a Campeã com 12 pontos. Em segundo lugar ficou a UNICOBA, de Alex Tavares Coricos, que mesmo sozinho, somou 10 pontos e conquistou o Vice-Campeonato para sua empresa. E na terceira colocação ficou a BIC Amazônia, formada pelos enxadristas Mário Sérgio Silva de Oliveira e Joselito Ribeiro Jacob, com 6 pontos.
A competição foi jogada no sistema suíço em 5 rodadas no ritmo de 21 minutos para cada jogador. Diga-se de passagem que houve alguns questionamentos quanto aos critérios de desempate. Acredito que tais questionamentos devem servir apenas de sugestão para o próximo ano. Outra questão é que, para efeito de Milésimos ou Buchholz, seja total ou mediano, o bye conta apenas meio ponto (0,5). A arbitragem ficou por conta do AR Marcos Cavalcante de Oliveira. A competição foi um sucesso, não apenas pela quantidade de jogadores superior aos outros jogos, mas também pelo nível técnico das partidas e pela participação de fortes jogadores.
Fabiano de Oliveira Bezerra, da FOXCONN do Brasil, presença marcantes dos últimos 6 anos, Tri-Campeão da prova, foi o grande ausente competição. Parabéns ao SESI e sua equipe de professores, em especial ao Paulo Edson e Washington por mais uma competição realizada. E, claro, a todos aqueles que participaram dos Jogos e em especial ao Campeão! Parabéns a todos. Segue abaixo todas as informações do evento:



Classificação Geral por Equipes
1º Lugar – 12 pontos - NOKIA
2º Lugar – 10 pontos - UNICOBA
3º Lugar – 06 pontos - BIC
4º Lugar – 02 pontos - Nippon Seiki
5º Lugar – 01 pontos - Correios
Na oportunidade, gostaria de desejar um FELIZ DIA DAS MÃES, sejam enxadristas ou não, e, em especial às MÃES GUERREIRAS AMAZONENSES que, sob muito frio, estão acompanhando seus filhos no FENAC 2007 em Londrina - Paraná. PARABÉNS!!!
 






Jogos SESI 2007 - Modalidade de Xadrez
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
A 8ª Edição dos Jogos SESI 2007, antiga Olimpíada Operária acontecem amanhã (12/05 - 15h) na Biblioteca do Clube do Trabalhador. O Evento tem por objetivo favorecer a integração, o entretenimento dos trabalhadores da indústria para uma vivência ativa e cada vez mais participativa. Os Jogos SESI 2007, é uma experiência de sucesso que, em todo o Brasil, vem reunindo anualmente centenas de industriários em torno da prática esportiva. No Amazonas, a mesma é realizado há mais de 40 anos. É o maior evento esportivo da indústria regional, reunindo em cada edição, aproximadamente 100 empresas e um quantitativo que varia de cinco mil a dez mil industriários. Este ano a modalidade de Xadrez conta com 16 equipes inscritas. Dentre os participantes está o enxadrista Charles Paz do Carmo (foto) da empresa Manaus Energia. O enxadrista Fabiano de Oliveira Bezerra é o atual Campeão da prova e Vice-Campeão da Etapa Regional dos Jogos. O amapaense Sandreadson Pereira, da Caesa , foi o vencedor da categoria. Os Jogos SESI tem a Coordenação Geral do Professor Paulo Edson e conta com o apoio técnico da Federação Amazonense de Xadrez. Manaus será sede da Etapa Nacional dos Jogos. Mais informações sobre o evento abaixo:
 






Amazonenses no FENAC 2007
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
O Estado Amazonas participará do Festival Nacional da Criança – FENAC 2007 que é o Campeonato Brasileiro Sub-8, 10, 12 e 14 anos. O evento será realizado pela Federação de Xadrez do Estado do Paraná e pelo Clube Londrinense de Xadrez na bela cidade de Londrina no Estado do Paraná, totalmente tomada pelo frio, nos dias 11, 12 e 13. A delegação Amazonense será composta pelos enxadristas Vítor Alvarenga da Escola Estadual Plácido Serrano, Fernando Araújo Querino de Carvalho do Centro Educacional Adalberto Valle, Otávio Moroni Lima Alvarenga da Escola Estadual Plácido Serrano, Alynne Ribeiro da Rocha do Colégio Dom Bosco de Manaus, Gabriela Baptista do Centro Educacional Adalberto Valle, Pedro César Folster Filho do Centro Educacional Adalberto Valle, Lonyanne Ramos Marialves do Centro Educacional Kátia Mourão, Beatriz do Santos Oliveira do Centro Educacional Adalberto Valle, Omar da Silva Oliveira Júnior do Centro Educacional La Salle e Cristiane Corrêa Souza (foto) do Centro Educacional Adalberto Valle. Conseguir participar de um evento com este é uma tarefa muito árdua. Talvez mais árdua que o próprio Campeonato Estadual. Podemos afirmar que são dois Campeonatos, um para jogar e outro para conseguir passagens. E, conseqüentemente, todos que representarão o Amazonas neste FENAC já são Bi-Campeões. A equipe amazonense do Amazonas contou com a ajuda do Governo do Estado do Amazonas, que através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e da Prefeitura de Manaus que doou a passagens aos competidores. Gostaria, também, de agradecer ao Sr. Hudson Anselmo Pessoa, a Irmã Leopoldina do Centro Educacional Adalberto Valle, ao Sr. José Augusto de Melo Neto da EducAM Eventos e Projetos Educacionais, ao Sr. Lúcio de Sá Barbosa Filho, ao Sr. Martin Paulus Melo de Sousa e do Sr. Roberto da Costa Rocha que viabilizaram uma ajuda de custo aos nossos pequenos competidores para as despesas da estada. A Federação Amazonense de Xadrez jamais vai esquecer este gesto de solidariedade. Obrigado a todos! Boa sorte a nossa equipe! Mais informações e resultados do Campeonato no site da Federação de Xadrez do Paraná (www.fexpar.esp.br).
 






Renan Reis vence o JUA´s 2007
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
O enxadrista Renan do Carmo Reis (foto) do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Amazonas é o mais novo Campeão dos Jogos Universitários do Amazonas – JUA’s 2007. Em segundo lugar ficou o enxadrista do curso de Direito, também da Universidade Federal do Amazonas, Lúcio de Sá Barbosa Filho. Ambos serão os representantes do Amazonas nos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s 2007, que será realizado na cidade de Blumenal no Estado de Santa Catarina nos dias 9 a 16 de junho. Com um total de 15 jogadores das principais Instituições de Ensino de Manaus, a modalidade de Xadrez do JUA’s 2007 ocorreu no último dia 05/05 (sábado) na Sala de Xadrez da Vila Olímpica de Manaus. O presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto - FAUD, Reinaldo Thompson prestigiou o evento e fez a entrega das medalhas aos Campeões. Parabéns aos Campeões e esperamos que a Universidade Federal do Amazonas tome as providências necessárias para garantir a presença dos Campeões na JUB’s 2007, diferentemente do ano passado em que a Universidade Estadual do Amazonas não enviou os nossos representantes na modalidade de Xadrez. Segue abaixo as rodadas, classificação final e as fotos do evento.


Classificação por Equipes

1º UFAM ...........18 pontos
2º CEFET ..........13 pontos
3º UNINILTONLINS ...5 pontos
4º UNINORTE ........5 pontos
5º UEA .............5 pontos
6º ULBRA ...........1 pontos
 






Seletivas de Xadrez em Manaus
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
Seletiva da Universidade Estadual do Amazonas

Visando a participação nos Jogos Universitários do Amazonas – JUA’s, a Universidade Estadual do Amazonas - UEA realizou no último dia 23 no Centro de Convivência da Faculdade de Tecnologia, a sua Seletiva de Xadrez. O Torneio teve a participação de 7 jogadores foi jogado no Sistema Schuring de emparceiramento no ritmo de 10 minutos para cada jogador. O Evento contou com o apoio da Federação Amazonense de Xadrez e foi arbitrado por Jonat Tavares de Souza. O enxadrista Jefferson Dionízio Soares (foto), do curso de Eletrônica, foi o grande Campeão da prova ao fazer 5 pontos. Jefferson foi o 4º colocado nos Jogos Internos da UFAM no ano de 2006. Em segundo lugar ficou o enxadrista Marlon David Villacis, do curso de Mecatrônica, também com 5 pontos e Jordan Rodrigues Gomes, do curso de Engenharia, ficou com 4 pontos. Jordan Gomes não integrará a equipe da Universidade Estadual do Amazonas, que é a atual Campeã Universitária, para formar juntamente com Clóvis Ely Melo de Sousa, a equipe de Xadrez do CEFET. Com isso a vaga de 3º tabuleiro fica com Jardel Farias dos Santos, do curso de Mecatrônica. Parabéns ao Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Amazonas pela iniciativa da realização seletiva. Que esta iniciativa seja a o marco zera para a realização de outros eventos abertos promovidos pela entidade no Estado do Amazonas. Parabéns a todos em especial ao Campeão do Torneio! Os Jogos Universitários do Amazonas será realizado no próximo sábado (9h) na sala de Xadrez da Vila Olímpica de Manaus. A equipe da Universidade Federal do Amazonas será composta por Renan do Carmo Reis (Ciências da Computação), Lúcio Barbosa Filho (Direito) e Pedro Bentes Neto (Enfermagem), que foram os 3 melhores classificados no III Jogos da UFAM 2006.



Philips realizou seletiva

A empresa Philips realizou no último sábado 28/04, na Sala de Xadrez da Vila Olímpica de Manaus a sua Seletiva para os Jogos do SESI 2007. Alan Costa (foto), forte jogador amazonense, voltou a jogar Xadrez e em grande estilo conquistou o primeiro lugar na competição com 5 pontos. Aliás, os 3 primeiros empataram com 5 pontos e foram para um match de desempate. A segunda vaga ficou com Oswaldo Corrêa. O Torneio contou com a participação de 7 enxadristas emparceirados pelo sistema schuring no ritmo de 10 minutos para cada jogador. A Philips é uma das mais tradicionais na modalidade de Xadrez nos Jogos do SESI. O competente Professor e Triatleta Jeferson Mascarenhas é o responsável pelo departamento de esportes da Philips da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda. Sorte grande a equipe da Philips nos Jogos SESI 2007 e que a mesma possa, num futuro próximo, realizar eventos abertos contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Xadrez Amazonense.



Os Jogos SESI – Modalidade de Xadrez


A 8ª Edição dos Jogos SESI 2007, antiga Olimpíada Operária acontecem no próximo dia 12/05 na Biblioteca do Clube do Trabalhador. O Evento tem por objetivo favorecer a integração, o entretenimento dos trabalhadores da indústria para uma vivência ativa e cada vez mais participativa. Os Jogos SESI 2007, é uma experiência de sucesso que, em todo o Brasil, vem reunindo anualmente centenas de industriários em torno da prática esportiva. No Amazonas, a mesma é realizado há mais de 40 anos. É o maior evento esportivo da indústria regional, reunindo em cada edição, aproximadamente 100 empresas e um quantitativo que varia de cinco mil a dez mil industriários. O enxadrista Fabiano de Oliveira Bezerra é o atual Campeão da prova e Vice-Campeão da Etapa Regional dos Jogos. O amapaense Sandreadson Pereira, da Caesa , foi o vencedor da categoria. Os Jogos SESI tem a Coordenação Geral do Professor Paulo Edson e conta com o apoio técnico da Federação Amazonense de Xadrez. Manaus será sede da Etapa Nacional dos Jogos. Mais informações sobre o evento abaixo:

 






Manifesto das Federações de Xadrez
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
Federação Amazonense de Xadrez, através do seu Presidente, Sr. Marcos Cavalcante de Oliveira, endossa o manifesto liderado pelo Presidente da Federação de Xadrez do Estado de Goiás, Sr. Renato Gino Genovesi, contra a Federação Catarinense de Xadrez, presidida pelo Sr. Gilson Luís Chrestani. O manifesto é fruto da união das demais Federações estaduais em prol da Confederação Brasileira de Xadrez, na pessoa do Sr. Sérgio Silva de Freitas, Presidente da entidade, amante do xadrez e maior defensor do desenvolvimento do Xadrez Nacional. Tal união não seria possível se não fosse pelo excelente trabalho que a Diretoria vem realizando ao longo de sua gestão. Primeiramente, como amante do Xadrez, vejo que fortes jogadores catarinenses, que não são poucos, estão sendo impiedosamente prejudicados. E isso é de conseqüências irreparáveis. Os mais prejudicados são os talentos catarinenses que não tem culpa no episódio do Festival Panamericano da Juventude de Xadrez, que foi organizado pela Federação Catarinense de Xadrez em junho de 2005.
Como Presidente de Federação defenderia os interesses dos meus jogadores e jamais colocaria em xeque a participação dos mesmos em competições nacionais. Eu não tenho o direito de fazer com que um amazonense não defenda o Estado do Amazonas. Esse é um direito bem maior do que qualquer vaidade ou vontade pessoal. Não podemos ser tão inconseqüentes. Diante do exposto, façamos uma grande corrente para que tal união cresça a cada dia e que, longe de tantos absurdos, possamos contribuir para o surgimento de novos talentos e que a chama do Xadrez mantenha-se acesa do Oiapoque ao Chuí. Espero que esse desejo se torne uma bandeira e que seja abraçada por todos os nossos irmãos de tabuleiro do Amazonas bem como do Brasil.

Segue abaixo o Manifesto:

Manifesto Unânime das Federações Estaduais de Xadrez em repúdio à atuação da Federação Catarinense Xadrez (FCX) e de apoio à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), que atua em defesa dos legítimos interesses de todas as demais e da legalidade.

As Federações filiadas a CBX abaixo assinadas, indignadas com a grave questão adiante descrita, que aflige o xadrez brasileiro, vêm a público manifestar-se de forma contrária à postura adotada pela FCX, que desrespeita as normas da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), da Confederação de Xadrez das Américas (CCA) e própria CBX, além de atingir aos nossos interesses quando partiu para a esfera judicial.
1 - O sistema desportivo internacional do Xadrez (FIDE e CCA), e a CBX por conseqüência, prevêem que, para a organização de qualquer evento oficial, estadual, nacional ou internacional, que todas as despesas referentes à organização deverão correr por conta da entidade organizadora, cabendo a esta repassar taxas e quotas estipuladas sobre a arrecadação de inscrições às entidades superiores, onde estiver filiada ou vinculada, conforme determinarem normas e os regulamentos universais.
2 - O Festival Panamericano da Juventude de Xadrez, por solicitação e designação normais, foi organizado pela FCX em Junho de 2005. 3 - Terminado o evento, a FCX não efetuou a prestação de contas da receita, obrigatória, a CBX, pois esta é credora por norma expressa em Regulamento Internacional de uma parte dessa arrecadação.
4 - Além de não repassar a cota devida a CBX, a FCX ainda esta pretendendo ser reembolsada, alegado déficit na sua organização, sem amparo em contrato ou qualquer documento ou regulamento que criasse essa obrigação para a CBX, o que seria um caso inusitado, entre dezenas de eventos realizados anualmente. 5 – Indignada e inconformada, a CBX, notificou a devedora, e de conformidade com o seu Estatuto, instituiu uma Comissão para esclarecer os fatos, composta pelos Presidentes de importantes Federações: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Ao término de seus rigorosos trabalhos, e após ouvir a FCX, concluiu ser de direito a dívida da FCX com a CBX, e que esta nada deve aquela. 6 - Entretanto, a FCX não só desprezou a solicitação da CBX e a decisão dessa Comissão, como recorreu diretamente ao Judiciário, apresentando alegações sem fundamentações ligadas ao episódio.
Com base nesses fatos, que são de nosso inteiro conhecimento, as Federações que compõe a CBX vêm manifestar-se por unanimidade o desacordo com os despropósitos da FCX, solicitando ainda que a CBX torne público o presente, aumentando a gama de providências para resolver a pendência, inclusive, se julgar conveniente, podendo apresentá-lo ao Judiciário.

Renato Gino Genovesi
Federação de Xadrez do Estado de Goiás
Presidente
 






31º Jogos Universitários dos Amazonas – JUA’S 2007
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
Estão abertas as Inscrições para os Jogos Universitários do Amazonas – JUA’s 2007. Os interessados deverão entrar em contato com responsáveis em suas respectivas Instituições de Ensino Superior (I. E. S.) até o dia 26 de abril. Uma dica importante é não esperar que a ficha de inscrição chegue até suas mãos. Procure o DCE de sua Faculdade, Curso de Educação Física e/ou responsável pela inscrição. Mais informações através do Presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto – FAUD, com o Sr. Reinaldo Charles da Costa Thompson pelo e-mail: thompsonatacao@hotmail.com ou pelo fone: 8112-5505. A atual Campeã da prova é a equipe da Universidade Estado do Amazonas – UEA, formada pelos enxadristas: David Souza, André Lira e Daniel Leite.
No meio universitário, com certeza, é onde existem os mais fortes jogadores do Amazonas. Destaque para Andrey Neves (UFAM), Renan Reis (UFAM), Alberto Mousse Neto (UNINILTON LINS), Carlos Refkalefsky (UNINORTE), Rudson Peixoto (UNINORTE), David Souza (UNINORTE), Lúcio Barbosa Filho (UFAM), Martin Sousa (UFAM), Clóvis Sousa (CEFET), Jordan Gomes (CEFET), dentre outros. Se todos participarem, teremos um dos mais fortes torneios de Xadrez do Amazonas. Vamos torcer para que todos participem.

Cronograma:

26/04/2007 - Data Final para inscrição das IES e seus atletas.
27/04/2007 - Data final para pagamentos das inscrições dos atletas e dirigentes.
28/04/2007 - Congresso Técnico – Sede da ADA.
30/04/2007 - Solenidade de Abertura no Ginásio da Vila Olímpica de Manaus – 19h.
30/04/2007 - Início das Competições.
06/05/2007 - Término das Competições.

Segue abaixo a relação das Instituições de Ensino Superior:

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS - CEFET
Endereço: SETE DE SETEMBRO , 1975 - CENTRO - MANAUS - AMAZONAS
CEP: 69020-120 - Telefone: 2167-2536
Representante: JOSÉ MARTINS DIAS
Email: jones-78@hotmail.com
Site: www.cefetam.edu.br

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS - UNINILTON LINS
Endereço: AVENIDA PROFESSOR NILTON LINS , 3259 - PARQUE DAS LARANJEIRAS
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69058-040 - Telefone: (92) 643-2035
Representante: LILIAN VALENTE PICANço
Email: lpicanco@niltonlins.br
Site: www.nilrtonlins.br

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA
Endereço: TRAVESSA 2 DE AGOSTO , 161 - PARQUE DEZ
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69050-670 - Telefone: (92) 236-1015
Representante: ANGELA COSTA
Email: angela-costa@hotmail.com
Site: www.ciesa.br

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
Endereço: AV. JOAQUIM NABUCO , 1232 - CENTRO
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69020-031 - Telefone: (92) 3215-4950
Representante: MARIA ELANI IAMUT
E-mail: melani@uninorte.com.br

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS - ULBRA
Endereço: AV. SOLIMÕES , 2 - JAPIIM - CONJUNTO ATILLIO ANDREAZZA
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69077-730
Telefone: (92) 3616-9800
Representante: JONIFERSON VIEIRA DA SILVA
E-mail: edfiSica.manaus@ulbra.br
Site: www.ulbra.com.br

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS - ESBAM
Endereço: RUA LEONOR TELLES , 278 - ADRIANOPOLIS - CONJUNTO ABILIO NERY
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69057-510
Telefone: (92) 3236-6936
Representantes: SANDRA MIRANDA DE QUEIROZ
E-mail: sandra@esbam.edu.br
Site: www.esbam.edu.br

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
Endereço: CONSTANTINO NERY , 3204 - CHAPADA
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69050-001
Telefone: (92) 3237-7036
Nome: WEELINGTON LINS DE ALBUQUERQUE
E-mail: weelingtonjr@fametro.edu.br
Site: www.fametro.edu.br

Fundação Centro de Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI
Endereço: Av. Gov. Danilo de Matos Areosa , 381 - Distrito Industrial
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69075-351
Telefone: (92) 3614-3091
Representantes: Niomar Lins Pimenta
E-mail: niomar@fucapi.br
Site: www.cesf.br

SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - UNILASSALLE
Endereço: DOM PEDRO I , 151 - PLANALTO
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69040-040
Telefone: (92) 3655-1200
Representantes: JUSSARA LUMERTZ
E-mail: jussara@lasalle.g12.br
E-mail: joaocarlos@lasalle.g12.br
Site: www.unilasalle-am.com.br

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Endereço: DJALMA BATISTA , 3578 - FLORES
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69050-030
Telefone: (92) 3214-5772
Representantes: IRAN CHAVES GARCIA JUNIOR
E-mail: iranchaves@uea.edu.br
Site: www.uea.edu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Endereço: AV. GENERAL RODRIGO OCTAVIO JORDÃO , 3.000 - COROADO
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69077000
Telefone: (92) 3647-4240
Representantes: AURORA DEL CARMEN ROSELL SORIA / ADAMIR DE MELO AMARAL
E-email: aurorasoria@ufam.edu.br / adamiramaral@ufam.edu.br
Site: www.ufam.edu.br

UNIVERSIDADE PAULISTA - CAMPUS MANAUS
Endereço: RUA RECIFE , 4390 - PARQUE DEZ
MANAUS - AMAZONAS - CEP: 69050-030
Telefone: (92) 3643-3800
Representantes: MIRIAN FABER
E-mail: mirian@vivax.com.br
Site: www.unip.br
 






Jogos Olímpicos Bosconianos 2007 - JOB's 2007
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
Nos dias 16 e 17, dependências do Colégio Dom Bosco de Manaus, o XXIX Jogos Olímpicos Bosconianos – JOB’s 2007, cujo tema é: “Esporte: Descobrindo e Promovendo Valores na Amazônia”. A competição contou com a participação de mais de 100 atletas de ambos os naipes nas categorias: Mirim, Infantil e Juvenil. O Colégio Dom Bosco é uma das mais tradicionais escolas de Manaus na prática de Xadrez e no decorrer da suas história, revelou vários talentos. Essa fábrica de campeões está sob o comando do jovem Professor Dauton Alves Amoêdo. Professor este que vem realizando um excelente trabalho dando continuidade ao trabalho do Professor Daniel Leite dos Santos, que teve que se afastar das atividades da Escola por conta de suas atribuições profissionais. Destaque para Philipe Araújo e Carla Lorena Queiroz, Campões da Categoria Juvenil, masculino e feminino, respectivamente.

O evento foi organizado pelo DEFE - Departamento de Educação Física e Esportes do Colégio Dom Bosco, sob o Comando do Professor e enxadrista Maurício Barbosa. A arbitragem ficou por conta da Federação Amazonense de Xadrez através dos seus árbitros AR Marcos Cavalcante de Oliveira e de Jonat Tavares de Souza. Coordenação Técnica ficou por conta do Professor Dauton Alves Amoêdo, auxiliado por Diego Amoêdo, Igor Amoêdo, pelo Professor e ex-Campeão Amazonense Absoluto de Xadrez, Nelson Bezerra, Valéria Bezerra e Victor Andreoletti. Parabéns a todos aqueles que fizeram parte dessa grande festa!
 






Do arrependimento.
do Xadrez de Quinta por
 
Este texto será breve. E confessional. Por isso breve.

Começo com uma generalização. Muitas são as tentativas de explicar a origem da linguagem. Algumas delas me parecem cutucar a Verdade. Outras fazem cócegas nela. O que interessa é que apesar de sedutoras, a única idéia que utilizo aqui - e aqui começa a especialização - é a linguagem a partir da experiência.

Experiência, segundo outros tantos que pensam sobre outras tantas coisas mais, é algo fundamental para entendermos alguns tipos de conhecimento. Experimentalismo, Empirismo, e outros "ismos" estão por aí partindo dessa idéia simples: a experiência.

Porque estou dizendo tudo isso também é simples: quando me propus a falar sobre xadrez (sim, eu falo sobre xadrez, não escrevo, espero que essa diferença fique bem clara a vocês, ouvintes e não leitores), tive como base somente a experiência. Boas, ruins, péssimas, cômicas e infinitas, em alguns casos. O que acontece é que ela me possibilitou a linguagem, e para alguns, certo tipo de conhecimento. Tudo bem, quanto a isso não tenho maiores problemas... O que acontece é que as vezes me arrependo. Isso mesmo, discordo de mim mesma e acho que cometi equívocos irreparáveis falando de xadrez. Supresos com a confissão?

Eu mais ainda. Por exemplo, estou me arrependendo nesse exato instante. De ter dito a vocês, meus caros e pacientes ouvintes, que eu não sei é coisa nenhuma de xadrez. E portanto, essa linguagem aqui está um tanto quanto ultrapassada. De qualquer modo, percebendo o erro resolvi nessa metalinguagem dizer que pretendo melhorar. Bons e lúcidos textos sobre xadrez virão.

Preciso de mais experiência. Experiências, melhor dizendo.

Enquanto não tiver umas boas, falarei comigo mesmo.

(Se arrependimento matasse...)
 






Clóvis Sousa é Campeão Amazonense Juvenil 2007
do Federação Amazonense de Xadrez por
 
Clóvis Ely Melo de Sousa, na foto ao lado de Salvador Ramos, Ex-Presidente da Liga dos Enxadristas da Amazônia, confirma o favoritismo e vence invicto o Campeonato Amazonense Juvenil 2007 com 4,5 pontos em 5,0 possíveis. Clóvis Sousa tem 18 anos e é o atual Campeão Amazonense Infanto-Juvenil. Na segunda colocação ficou o atual Campeão Amazonense Cadete, Hugo Barros Bernardino, do Colégio Militar de Manaus, com 4,0 pontos. Na terceira colocação ficou o enxadrista Jordan Rodrigues Gomes, do CEFET/AM com 3,5 pontos. O Campeonato Amazonense Juvenil 2007 foi realizado na Sala de Xadrez da Vila Olímpica de Manaus e contou com a participação de 13 jogadores. A arbitragem ficou por conta do AR Marcos Cavalcante de Oliveira e de Jonat Tavares de Souza. Os eventos da Federação Amazonense de Xadrez contam com o apoio institucional da Confederação Brasileira de Xadrez, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Centro Educacional Adalberto Valle, Vila Olímpica de Manaus e da EduCAM Eventos e Projetos Educacionais. Abaixo todos os resultados do Campeonato. Em breve disponibilizaremos as fotos do evento.
Fotos
Jogos Olímpicos Bosconianos – JOB’s 2007
Nos dias 16 e 17, dependências do Colégio Dom Bosco de Manaus, o XXIX Jogos Olímpicos Bosconianos – JOB’s 2007, cujo tema é: “Esporte: Descobrindo e Promovendo Valores na Amazônia”. O tema nos convida a refletir sobre as questões amazônicas, sua biodiversidade e a vida humana da região. Promove também, entre alunos e professores, uma pesquisa de maneira que possam conhecer parte das Obras Salesianas que desenvolvem ou desenvolveram ações sócio-educativas em 36 localidades na Amazônia sem alterar a pluralidade cultural dos povos. Os Jogos Olímpicos Bosconianos são momentos especiais que constituem espaço de formação, não só no âmbito esportivo, mas da construção de valores, tais como: o cooperativismo, a liderança, o aprender a trabalhar com a vitória e a derrota, o coleguismo, as amizades, o enriquecimento cultural e de muitos outros intrínsecos ao ser humano.
O evento é organizado pelo DEFE - Departamento de Educação Física e Esportes do Colégio Dom Bosco e conta com o apoio da Federação Amazonense de Xadrez. A arbitragem será do AR Marcos Cavalcante de Oliveira, Jonat Tavares de Souza, Diego Alves Amoêdo e do Professor Dauton Alves Amoêdo que vem desempenhando um excelente trabalho na Escola. Cerca de 100 alunos estão escritos no JOB’s 2007. O Colégio Dom Bosco é uma das primeiras Escolas de Manaus a implantarem a modalidade de Xadrez no seu quadro de atividades educacionais.
 





Primeira PáginaTopo da PáginaÚltima Página